Ética Hacker





A proposta deste post é divulgar o emblema proposto (Glider) para representar toda a cultura e código de ética hacker. Assim como o pinguim representa o Linux, o emblema Glider tem como objetivo representar toda a comunidade hacker dos quais esses grupos fazem parte. O símbolo Glider (do jogo da vida) foi proposto em 2003, desde então seu uso foi massificado e se espalhou dentro da comunidade hacker. Ressalto que o mesmo não representa universalmente os hackers, mesmo porque muitos não concordam com a idéia.
Quando o termo "hacker" é utilizado hoje em dia, logo se liga aos cibercriminosos que possuem alto conhecimento sobre os computadores e as redes de comunicações para praticarem delitos, causando danos a terceiros e/ou enriquecendo com essa prática. Mas, este termo está sendo usado incorretamente. Esta confusão poderia ser evitada se esses cibercriminosos não fossem denominados "hackers", mas sim "crackers". No entanto, se esses são os "crackers" quem são os "hackers", afinal?


O que é Hacker:

Originário do inglês, o termo é comumente utilizado no português sem modificação. Segundo Pekka Himanen, um estudante finlandês, doutorado aos 20 anos em Filosofia na Universidade de Helsínquia e que atualmente trabalha na Universidade de Berkeley, lançou um livro chamado “The Hacker Ethic and the Spirit of the Information Age” (A Ética Hacker e o Espírito da Era da Informação). Nele, explica que hacker é "uma pessoa que programa entusiasticamente e que acredita que compartilhar informação é um poderoso bem concreto e que seja um dever moral compartilhar a sua perícia escrevendo software livre e facilitando o acesso a informação e a recursos computacionais onde for possível", é alguém que "acha programar intrinsecamente interessante, empolgante e divertido".
Os hackers utilizam toda a sua inteligência para melhorar softwares de forma legal. Os hackers geralmente são pessoas autodidatas e com alta capacidade mental (chamados de programadores extraordinários). Além da maioria dos hacker serem usuários avançados de Software Livre como o Linux. Vale a pena mencionar que a verdadeira expressão para invasores de computadores é denominada cracker e o termo designa programadores maliciosos e ciberpiratas que agem com o intuito de violar ilegal ou imoralmente sistemas cibernéticos.


Glider: Símbolo da ética Hacker



Objetivo do símbolo:

Este emblema glider tem como objetivo informar a todos que você está se associando a cultura hacker (consulte a ética hacker ao final deste texto). Isso não significa exatamente que você seja um hacker, este é um título de honra que deve ser conferido pelos outros e não auto-assumido (você não deve se auto-intitular um hacker).
Ao utilizar este símbolo, você expressa a sua simpatia e admiração pelas pessoas que utilizam o conhecimento para ajudar as pessoas e contribuir para um mundo melhor.
Pois em 2009 o número de vírus de computador ultrapassará a marca de 1 milhão de praga virtuais. Se todos os agentes antivírus fossem substituído pelo FightAids será que não teríamos um avanço significativo na cura da AIDS?
Para quem desconhece, FightAids é um projeto onde podemos usar o tempo ocioso dos nossos computadores no auxílio do descobrimento de novas potenciais drogas moleculares que ajudaram no combate do H.I.V.
Pessoas que gostam de se exibir de maneira nada criativa utilizando o conhecimento para roubar senhas, prejudicar o próximos, obter informações não autorizadas “NÃO DEVEM UTILIZAR ESTE EMBLEMA”!

Glider: Como posso usá-lo?

O glider não possui copyright ou trademark. A maneira recomendada para usá-lo é em uma página, com uma imagem e um link para essa página ou diretamente para How To Become A Hacker (Ir ao Site).